FM Qualitativo

O FM qualitativo é um instrumento observacional usado na avaliação da qualidade de movimento em crianças com paralisia cerebral. É uma nova versão do GMPM, projetada especificamente para crianças com mais de 4 anos que estão nos níveis I, II e III do GMFCS, e centra-se na qualidade do movimento relacionada a habilidades ambulatoriais. O FM Qualitativo é classificado a partir de um vídeo de desempenho da criança dos itens do GMFM: Em pé e Caminhar/Correr/Saltar. Tal como acontece com o GMPM, o propósito principal do FM Qualitativo é avaliar a mudança ao longo do tempo em características, ou atributos, qualitativos específicos do comportamento motor grosso.

O grupo de pesquisa do FM Qualitativo (liderado pelo Dr. Peter Rosenbaum e pela Dra. Virginia Wright) está concluindo o trabalho de validação e a FM Qualitativo está atualmente disponível para uso em pesquisa clínica, com planos em andamento para a implementação no uso clínico. O treinamento para certificação é necessário antes do uso da FM Qualitativo.

A FM Qualitativo é uma medida da qualidade do movimento (alinhamento, deslocamento de peso, coordenação, movimentos dissociados e estabilidade) e é usado para avaliar a mudança na qualidade do movimento ao longo do tempo, ou mediante intervenção, em crianças com paralisia cerebral até os 12 anos de idade.

O FM Qualitativo passou por um extenso desenvolvimento para expandir a mensuração e torná-lo mais acessível para aplicações clínicas e de pesquisa.