Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma profissão da área da educação e saúde que avalia a modalidade de aprendizagem do sujeito, molde relacional que é formado a partir das aprendizagens vivenciadas no seu contexto familiar, social e escolar, sendo utilizado nas diferentes situações de aprendizagem. Atua com pessoas de todas as idades, principalmente com crianças e adolescentes no processo formal de educação.

A Intervenção terapêutica é singular, embasado a partir da avaliação da modalidade de aprendizagem, estágio cognitivo e aprendizagens adquiridas no contexto escolar, como: a escrita, leitura, raciocínio lógico matemático e a resolução de problemas, podendo apresentar dificuldades, distúrbios e/ou transtorno vinculados a aprendizagem. Considerando seu contexto história de vida, as relações sociais estabelecidas, analisando as dificuldades e intervindo entre os conhecimentos adquiridos e as novas aprendizagens, proporcionando equilíbrio entre a exploração dos objetos e a aquisição oriundos de sua funcionalidade e sua ludicidade.

Assessoria a Família e a Inclusão Escolar

Toda criança e adolescente tem direito à educação, obter o suporte familiar e educacional é de fundamental importância para o desenvolvimento físico, psíquico e social.

No CENEFFI o assessoramento a família e a escola estão inclusos no plano de tratamento para orientar sobre a modalidade de ensino-aprendizagem, identificando as potencialidades do sujeito para orientar sobre o planejamento do Currículo Adaptado e o Plano Educacional Individualizado nas escolas de ensino regular, sendo essencial e estruturante a assistência para o processo de desenvolvimento psicossocial e educacional do sujeito.