Ir para o conteúdo principal Pular para pesquisar

Psicologia

Psicologia

A Psicologia visa compreender a dinâmica humana a partir dos aspectos cognitivos, comportamentais e sociais.
O psiquismo é um sistema dinâmico, que sofre influência de diversos fatores ambientais como os relacionamentos familiares e o contexto escolar. Os atendimentos de Psicologia são feitos pela abordagem Cognitivo-comportamental que utiliza estratégias e sessões estruturadas, bem como intervenções cognitivas e comportamentais para modificar comportamentos, pensamentos e sentimentos. Segundo Aaron Beck (1964) o modelo de Terapia Cognitiva é descrito como uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva, com metas claras, definidas e focadas no presente. Para o autor a estrutura cognitiva não é apagada com o tratamento, mas novas habilidades e significados são construídos (BECK, 2013).

O trabalho do terapeuta na psicoterapia cognitivo-comportamental infantil estende-se aos familiares e à escola. As relações que a criança estabelece com as pessoas próximas em sua vida são extremamente importantes no processo de aprendizagem. Isto significa que para haver mudanças comportamentais na criança, a família e as pessoas que a cercam também precisam mudar. Durante este processo os cuidadores fazem parte do foco de intervenção e é sua tarefa observar as circunstâncias nas quais os comportamentos das crianças ocorrem e as suas consequências.

Durante a terapia o atendimento é feito de maneira delicada e lúdica onde a criança pode sentir-se à vontade com atividades adaptadas para sua faixa etária tais como pinturas, desenhos, jogos e histórias sociais, com o objetivo de criar uma relação de afeto e confiança entre paciente e terapeuta. As sessões são oportunidades para que a criança se expresse fazendo com que o terapeuta observe seus comportamentos e diante disso faça intervenções com o objetivo de fazê-la adquirir e manter novas habilidades, extinguir comportamentos inadequados e aprender estratégias para lidar com as emoções, sociabilidade, comunicação e expressão. Buscando assim, desenvolver melhores condições para o bem-estar e qualidade de vida do paciente e de seus familiares através do atendimento humanizado, personalizado, com qualidade e ética.

Tem dúvidas? Entre em contato!

Clique no botão abaixo, e preencha o formulário a seguir.
Em breve retornaremos sua mensagem!

Ajuda via Whatsapp
Enviar via WhatsApp