No CENEFFI as intervenções visam à habilitação, reabilitação e promoção da saúde e do bem estar em crianças com necessidades relacionadas ou não a incapacidade, estimulando e incentivando as habilidades esperadas em cada faixa etária.
A intervenção vai desde o recém-nascido até o auxílio no processo de aprendizagem escolar da criança com dificuldades pedagógicas. Independente do diagnóstico clínico, atua nos atrasos globais do desenvolvimento, hiperatividade e déficit de atenção, dificuldades específicas de aprendizagem, transtornos comportamentais, alterações sensoriais, condições ortopédicas, baixa visão, amputações, entre outras.
Os atendimentos são planejados com base no Conceito Neuroevolutivo Bobath, sendo o papel do terapeuta ocupacional facilitar o desempenho funcional minimizando dificuldades ocupacionais através de promoção do movimento mais próximo do normal, e quando necessário realizar adaptações. O foco principal é a funcionalidade de membros superiores com o auxílio do estímulo corporal global para potencializar o planejamento, a organização e a execução motora.
Outra abordagem utilizada é a de Integração Sensorial, que é um método eficaz para a reabilitação de crianças com distúrbios sensoriais que afetam o desenvolvimento percepto-motor. Sabe-se hoje que alterações sensoriais estão intimamente ligadas a dificuldades de aprendizagem, o que interfere no desenvolvimento e realização de atividades em ambiente escolar e social. O terapeuta ocupacional atua como parceiro da brincadeira ficando a certa distância controlada e propõe “desafios” considerando-os atrativos para a criança e suas dificuldades como a carência de demandas sensoriais. São utilizados materiais como rampas, trepa-trepas, balanços, redes, giradores, etc. sendo que as atividades motoras: rodar, balançar, correr, girar, pendurar-se e lançar-se são graduadas e levam em conta funcionamento do Sistema Nervoso Central. Ao final, espera-se respostas adaptativas e generalizadas com relação as tomadas de decisões, resolução de problemas, planejamento motor e formação das etapas do processo de construção do pensamento.
Com relação as alterações comportamentais, é utilizado o planejamento dentro da Ciência da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), onde são utilizadas estratégias para extinguir comportamentos inadequados e reforçar comportamentos positivos dentro das tarafas do dia-a-dia, com a finalidade de adequar comportamentos que impedem a realização das atividades do cotidiano.
Além da intervenção direta com a criança, é importante a orientação aos pais e/ou cuidadores quanto ao desenvolvimento e estimulação da independência motora e cognitiva em casa, através de atividades funcionais e da adaptação de recursos de tecnologia assistiva (como cadeiras de rodas, órteses, computadores, softwares e muitos outros).