Ir para o conteúdo principal Pular para pesquisar

Marcos de Desenvolvimento Infantil

O que são marcos de desenvolvimento infantil? 

E o que esperar das habilidades físicas e comportamentais de bebês e crianças até os 3 anos.

Os marcos são pontos de verificação das principais habilidades que os bebês e crianças devem atingir ao longo dos primeiros anos de vida.

Eles são essenciais para monitorarmos o desenvolvimento e interferirmos quando necessário, através de tratamentos e estímulos específicos.

Os marcos são divididos nos seguintes aspectos:

Marcos motores
São as habilidades motoras grossas – da parte superior do corpo, e finas – das mãos e pés.

Marcos sensoriais
São aqueles que acompanham o desenvolvimento dos 5 sentidos do bebê.

Marcos da comunicação
Os marcos da linguagem fazem parte da construção das habilidades de comunicação social do bebê.

Marcos da alimentação
São os que identificam as novas fases de habilidade da alimentação, como comer com as mãos e diminuir as mamadas.

Existe uma tabela onde é possível acompanhar esses marcos, mês a mês. Mas é importante ressaltar que cada criança é diferente, o que iniciou num mês para um bebê, pode levar algumas semanas a mais para outra, e está tudo bem.

O importante é estar atento, observar e, em caso de atrasos importantes, procurar ajuda profissional. A detecção precoce garante o melhor tratamento e desenvolvimento da criança.

Marcos do desenvolvimento de 0 a 12 meses

Os principais marcos de desenvolvimento do bebê até os 3 meses são:

Marcos motores: 

Deita de bruços e empurra os braços para cima, levanta e mantém a cabeça erguida.
É capaz de abrir e fechar as mãos e lavá-las à boca.
Move pernas e braços quando animado.

Marcos sensoriais:

Deitado de costas: tenta alcançar brinquedos acima do peito, acompanha visualmente os brinquedos em movimento, mantém a cabeça estabilizada para ver rostos ou brinquedos.
Gosta de vários movimentos.

Marcos de comunicação:

Silencia ou sorri em resposta ao som
Vira a cabeça em direção ao som
Mostra interesse em rostos
Faz contato visual
Chora de forma diferente para necessidades diferentes, fome, sono, etc

Marcos de alimentação:

A língua se move para frente e para trás para sugar
Suga e engole bem durante a alimentação

Os principais marcos de desenvolvimento do bebê dos 4 aos 6 meses são:

Marcos motores:
Usa as mãos para se apoiar enquanto está sentado
Rola de costas para bruços e bruços para costas
Em pé com apoio, aguenta todo o peso com as pernas
De bruços, alcança os brinquedos próximos
Deitado de costas, alcança e brinca com os pés, e transfere um brinquedo de uma mão para a outra.

Marcos sensoriais:
Usa as duas mãos para explorar brinquedos
Costuma estar feliz, quando não está com fome ou cansado
Leva as mãos e objetos à boca
Não se incomoda com os sons do dia a dia
Gosta de vários movimentos

Marcos de comunicação:
Reage a ruídos ou sons repentinos
Escuta e responde
Começa a usar sons consonantais no balbucio, como “da, da”
Faz diferentes tipos de sons para expressar sentimentos
Observa brinquedos que fazem sons
Usa balbucios para chamar a atenção

Marcos de alimentação:
Mostra interesse em comida
Abre a boca quando a colher se aproxima
Leva a comida para trás na boca

Os principais marcos de desenvolvimento do bebê dos 7 aos 9 meses são:

Marcos motores:
Senta sem apoio, pega brinquedos sem cair
Move-se alternando braços e pernas, rastejando e engatinhando
Vira a cabeça para rastrear visualmente objetos enquanto está sentado
Maior controle ao sentar e rolar
Pega objetos com os dedos e polegares
Brinca de imitar os outros

Marcos sensoriais:
Demonstra variedade de movimentos
Explora objetos usando ambas as mãos e a boca
Vira várias páginas de um livro de uma só vez
Aplica forças diferentes para pegar objetos diferentes
Foca em objetos próximos e distantes
Investiga formas, tamanhos e texturas de brinquedos
Observa o ambiente a partir de uma variedade de posições – deitado de costas ou de barriga para baixo, sentado, engatinhando e em pé com assistência

Marcos de comunicação:
Variedade de sons e combinações de sílabas no balbucio
Olha para objetos e pessoas familiares quando chamado
Reconhece o som do seu nome
Participa da comunicação bidirecional
Segue alguns comandos de rotina
Mostra o reconhecimento de palavras usadas com frequência
Gestos simples, como balançar a cabeça para “não”
Imita sons

Marcos de alimentação:
Segura e bebe sozinho em copos e garrafas
Gosta de mastigar brinquedos.
Fica satisfeito por mais tempo depois de comer
Começa a procurar e alcançar objetos, como alimentos que estão próximos
Mostra forte reação a novos cheiros e sabores

Os principais marcos de desenvolvimento do bebê dos 10 aos 12 meses são:

Marcos motores:
Fica em pé sozinho e dá vários passos independentes
Muda de posição para explorar o ambiente e alcançar os brinquedos desejados
Mantém o equilíbrio sentado ao jogar objetos
Bate palmas
Deposita objetos em caixas ou sacolas
Usa o polegar e o indicador para pegar pequenos objetos

Marcos sensoriais:
Gosta de ouvir músicas
Explora brinquedos com os dedos e a boca
Rasteja para perto ou longe de objetos

Marcos de comunicação:
Fala mamãe ou papai com significado
Responde a instruções simples, como "venha aqui”
Produz longas sequências de sons, como que conversando
Diz uma ou duas palavras
Imita os sons da fala
Presta atenção para onde você está olhando e apontando
Responde “não”
Começa a usar os movimentos das mãos para comunicar desejos e necessidades

Marcos de alimentação:
Se alimenta sozinho com as mãos
Comer uma variedade crescente de alimentos
Aprecia uma maior variedade de cheiros e sabores

Marcos do desenvolvimento de 13 a 24 meses

Os principais marcos de desenvolvimento do bebê de 13 a 18 meses são:

Marcos motores:
Anda de forma independente
Agacha para pegar um brinquedo
Empilha dois objetos

Marcos sensoriais:
Ajuda a se vestir ou despir
Tem um horário regular de sono
Come uma variedade crescente de alimentos

Marcos de alimentação:
Aumenta a variedade de alimentos em tamanhos maiores
Segura e bebe de um copo

Marcos de comunicação:

Aos 15 meses:
Pode usar 5-10 palavras
Combina sons e gestos
Imita palavras e ações simples
Consistentemente segue instruções simples
Mostra interesse em fotos
Pode identificar 1-2 partes do corpo quando nomeado
Compreende 50 palavras

Aos 18 meses:
Responde a perguntas
Repete palavras ouvidas na conversa
Continua a produzir balbucios semelhantes a fala
Aponta para objetos familiares e pessoas em fotos
Entende “dentro” e “ligado”
Responde a perguntas sim/não com aceno de cabeça

Os principais marcos de desenvolvimento do bebê de 19 a 24 meses são:

Marcos motores:
Começa a pular com os dois pés deixando o chão
Ao caminhar, é capaz de puxar brinquedos atrás de si
Corre
Fica na ponta dos pés
Sobe em móveis baixos
Chuta bolas grandes
Sobe e desce escadas com apoio

Marcos sensoriais:
Liga e desliga interruptores
Usa giz de cera, canetas ou marcadores para fazer marcas no papel
Classifica formas e cores
Empilha 5 ou mais pequenos blocos ou brinquedos uns sobre os outros
Desmonta os brinquedos e os monta novamente

Marcos de comunicação:

Por 21 meses:
Usa pelo menos 50 palavras
Consistentemente imita novas palavras
Nomes de objetos e fotos
Compreende pronomes simples (eu, você, meu)
Identifica 3-5 partes do corpo quando nomeado
Entende novas palavras rapidamente

Aos 24 meses:
Começa a usar frases de 2 palavras
Usa pronomes simples (eu, você, meu)
Compreende palavras de ação
Usa gestos e palavras durante o jogo de faz de conta
Segue instruções relacionadas a 2 passos, por exemplo, “Pegue seu casaco e traga para mim”
Gosta de ouvir histórias

Marcos do desenvolvimento de 2 a 3 anos

Os principais marcos de desenvolvimento da criança de 2 a 3 anos são relacionados a comunicação:

Aos 2 anos e meio:
Consistentemente usa frases de 2-3 palavras
Pelo menos 50% da fala é compreendida pelo cuidador
Segue instruções de 2 etapas não relacionadas, por exemplo, “me dê a bola e vá pegar seu casaco”
Compreende substantivos e pronomes básicos
Entende “meu” e “seu”

Aos 3 anos:
Faz perguntas “o quê” e “onde”
Usa plurais, por exemplo, “cachorros”
A maior parte da fala é compreendida pelo cuidador
Compreensão simples de conceitos, incluindo cor, espaço, tempo
Compreende perguntas do tipo “por que?”
Compreende as frases mais simples

E se o seu filho não estiver atingindo alguns marcos de desenvolvimento?

Se você perceber algum atraso nos marcos do seu filho, agende uma consulta com um profissional para verificar como está o desenvolvimento do bebê.

Lembrando que cada bebê é diferente e os marcos geralmente ocorrem dentro de uma faixa etária geral.

Os primeiros anos do bebê são alguns dos anos mais importantes para o seu desenvolvimento, e é por isso que a detecção precoce e a intervenção precoce são tão essenciais.

Fonte: https://pathways.org/

Ajuda via Whatsapp
Enviar via WhatsApp