Ir para o conteúdo principal Pular para pesquisar

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é a ciência responsável pelos cuidados da audição, da linguagem oral, da comunicação, da voz, da fluência e dos sistemas orofacial e de deglutição.
A intervenção fonoaudiológica é realizada em bebês, crianças e adolescentes, e considera o desenvolvimento e o processo terapêutico de cada indivíduo, estabelecendo um plano de atendimento individualizado.
Considerando que pacientes com desordens neuromotoras demandam intervenções nas estruturas e funções do sistema estomatognático, a terapia fonoaudiológica sensório-motora orofacial abrange treinamentos diretos e indiretos com foco na melhora da força, mobilidade e sensibilidade das estruturas envolvidas no processo de sucção, respiração, deglutição e mastigação. O objetivo do uso das técnicas terapêuticas são restabelecer uma deglutição eficiente ou, nos casos mais graves, impedir, ou minimizar, a hipersensibilidade intraoral.
O trabalho com direcionamento para linguagem, comunicação e fala, também recebe ênfase, considerando que a integridade da comunicação faz parte do conceito de qualidade de vida, uma vez que os distúrbios da comunicação podem se caracterizar como empecilhos na busca pelo equilíbrio biopsicossocial. Para tanto, os recursos de Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) são implementados para o desenvolvimento de competências comunicativas, sempre que houver impossibilidade ou limitação da fala que interfira no desenvolvimento global e na interação social.

Fonoaudiologia pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath

O trabalho fonoaudiológico tem como finalidade recuperar as funções orofaciais e resgatar o equilíbrio muscular. É uma abordagem de resolução de problemas para avaliação e tratamento das deficiências e limitações funcionais de indivíduos com disfunções neurológicas, principalmente crianças com paralisia cerebral (PC). Esse modelo terapêutico tem como foco estabelecer a função, através da motivação e do desejo de realizar novas tarefas, desenvolvendo o planejamento da atividade e, consequentemente, o aprendizado motor.

Tem dúvidas? Entre em contato!

Clique no botão abaixo, e preencha o formulário a seguir.
Em breve retornaremos sua mensagem!

Ajuda via Whatsapp
Enviar via WhatsApp