Ir para o conteúdo principal Pular para pesquisar

Terapia Contenção induzida

Terapia Contenção induzida

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é um método de reabilitação criado por Edward Taub nos EUA. Foi desenvolvido para aumentar o uso do membro superior acometido de pacientes com hemiparesia, vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Atualmente, a TCI também é utilizada em crianças com Paralisia Cerebral (PC) e em pacientes com sequela de Traumatismo Craniano (TCE) e outras patologias do sistema nervoso central. No CENEFFI, é realizado o Protocolo de TCI infantil de pacientes elegíveis para a técnica, sendo utilizadas ferramentas de avaliação padronizadas para mensurar os ganhos obtidos no período do Protocolo.
A TCI tem como objetivo aumentar e melhorar o uso do membro mais acometido através da terapia orientada à tarefa, por meio de métodos comportamentais aplicados de forma intensiva e repetitiva. Com duração de 3 horas diárias de treino por um período de duas a três semanas consecutivas, promove uma melhora clínica através da superação do não-uso aprendido e reorganização cortical uso-dependente. Atualmente, a TCI é uma das técnicas de maior evidência científica dentro da fisioterapia e terapia ocupacional neurofuncional.

Tem dúvidas? Entre em contato!

Clique no botão abaixo, e preencha o formulário a seguir.
Em breve retornaremos sua mensagem!

Ajuda via Whatsapp
Enviar via WhatsApp